quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Grande Traidor


“...quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?” Jó 38:7

As estrelas da manhã nesse versículo referem-se as miríades de anjos criados para glorificar e adorar a Deus no reino celestial, e como o próprio versículo fala, juntas cantavam e rejubilavam diante de Deus. Podemos dizer que a paz a harmonia reinava naquele lugar.

Imagine um mundo perfeito, repleto de seres perfeitos regidos pelo ser mais perfeito, poderoso e amável que existe, o Senhor Jesus Cristo.

Jesus sempre reinou no céu, deste antes da criação de todas as coisas Ele é Deus e sempre recebeu adoração dos anjos.

É difícil imaginar que dentro desse contexto maravilhoso algo pudesse dar errado, ou surgir algum problema, mesmo porque foram criados em santidade e não conheciam o mal, não conheciam a intriga ou qualquer espécie de pecado.

Entretanto o inimaginável aconteceu, algo sem precedentes na história do cosmos, alguém demonstrou insatisfação sobre a vida nesse lugar, um anjo não concordava com a ordem desse mundo.

Seu nome original é motivo de muita controvérsia principalmente quando a terceira tradução da Bíblia vulgata ao invés de chamar “estrela da manhã”  o chamou de “Lúcifer” denominando assim esse personagem.

Esse nome não me agrada mesmo porque hoje sua condição é bem diferente da anterior onde Lúcifer significava “Portador da luz” título convertido em senhor das trevas, prefiro chamá-lo de Traidor.

Esse Traidor era um anjo da ordem dos querubins, que foi ungido (nomeado, escolhido) a guardar o trono de Deus, tomava conta do santuário do Deus todo poderoso. Era o anjo mais belo e sábio entre todos, cobria-se de jóias preciosas e compartilhava dos segredos do próprio Deus. Muito provavelmente, abaixo da trindade (Pai, Filho e Espírito) ele era a autoridade máxima em hierarquia, respondendo diretamente a Deus. 
  
Toda essa honra que era motivo para alegrar-se e exultar ainda mais a glória do seu criador, teve um efeito contrário, causando em seu coração orgulho e inveja, sentimentos que antes nunca se ouviram falar, chegando ao extremo de desejar usurpar o trono de Deus (como se isso fosse possível) iniciando assim uma campanha para promover uma espécie de golpe de estado, plano que desde do início já se mostrava fracassado.

Em suas incursões no reino celestial conseguiu a aprovação de milhares de anjos, mas como os anjos se deixaram convencer dessa mentira? Como que seres tão perfeitos e inteligentes se deixaram levar pelo ínfame propósito? 


Um detalhe importante de ser citado é o fato que a mentira nunca havia sido utilizada no universo, nunca um ser inteligente mentiu sobre qualquer assunto, porque afirmo que a mentira nunca havia acontecido 'e porque Jesus afirmou que o diabo é o pai da mentira.

Quando ele falava, os anjos sequer imaginavam que ele estava mentindo, ou melhor, não imaginavam que alguém podia faze-lo, quer dizer, eles estavam no céu, em companhia do próprio Senhor Jesus, quem seria louco o suficiente para isso. Eles conheciam algumas características de Deus, sabiam que Ele tinha ciencia de tudo o que acontecia, então em uma lógica não antes incitada alguns pensaram, será que faz algum sentido isso que ele está falando?

Será possível o que esse anjo está falando? De fato ele desfruta de muito prestígio, autoridade e respeito, mas suas palavras não aparentam muito correto. Talvez alguns anjos pensaram assim, que apesar do calibre de suas palavras ele podia estar falando a verdade.

O primeiro grande golpe da história do cosmos. Alguns destes anjos talvez de arrependam desse dia até hoje, mas sem volta.

O vasto conhecimento e glória que tinha renderam respeito entre os demais.

Conforme o tempo se passava, ele foi ganhando mais espaço político entre as fileiras dos anjos e sua intenção ganhava força, ele realmente acreditou que seu plano poderia dar certo.
O rebelde estava completamente fora de si, desenvolvera a primeira doença do universo, uma espécie de psicose. Uma demência profunda que aqui vou chamar de “Síndrome de Lucifer” que foi a perda total do senso de realidade, acompanhada de graves transtornos mentais pois, apesar de conhecer Deus, de saber que Ele é invencível, de saber que não tinha a mínima chance de tomar o trono para si, levou o seu intento até as últimas conseqüências.

O Traidor entrou em um estado de loucura profunda e assim permanece até os dias de hoje. Portador de uma doença sem cura, destinado ao fracasso.

Deus já sabia que isso iria acontecer, mesmo antes do Traídor ter sido criado, sabia o que ele iria maquinar em sua mente, o próprio Jesus em sua palavra diz que ele foi homicida desde o início, então o ocorrido não foi nenhuma surpresa para Deus e a situação de fato, nunca saiu do controle. Deus o fez perfeito e perfeito ficou até tomar uma decisão em seu coração.

Ele escolheu seu caminho, Deus não tem nenhuma relação com sua escolha, é claro que se Deus quisesse impedir a rebelião poderia ter feito, se quisesse simplesmente fulminá-lo e destruir todas suas lembranças poderia fazer, mas existe uma lei universal inerente á todos os seres dotados de inteligência e razão, o livre arbítrio, e nesse caso Deus não impediria e nem impedirá os seus possuidores de utilizarem da maneira que desejarem.

O ápice da rebelião aconteceu quando um terço dos anjos do céu aderiram ao plano maligno, o que encheu o coração do Eterno de ira, não deixando outra escolha se não ordenar a expulsão de todos esses dissidentes do paraíso.
Após a humilhante derrota e expulsão do céu ele acumulou ódio para com aquele que o criou. Jesus o criou, Jesus é o seu dono ele pertence a Jesus.É estranho dizer isso mas é a realidade.

A batalha cósmica entre o bem e o mal ainda perdura até os dias de hoje, guerreiros que antes estavam no mesmo time, hoje se degladiam em uma batalha ferrenha, a bíblia conta como tudo acaba, da única maneira que poderia acabar, o Traídor e seus anjos são derrotados e condenados a morte eterna. 

A história completa é narrada em diversas passagens bíblicas: Isaías 14; Ezequiel 28:13-19 e Apocalipse 12:4
O Traídor sempre teve inveja de Jesus, sempre desejou ser ele e receber adoração em seu lugar, esse desejo o cegou ao ponto de trocar uma vida de paz em convivência com o Criador pela maldição de passar a eternidade ardendo em chamas, no escuro e só.






















“Como você caiu dos Céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à Terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: Subirei aos Céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo” (Isa. 14:12-14).
-------------------------------------------  

Pela misericórdia do Senhor, escrito por Fabiano Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário